Malusá Calçados: Tradição que começou na Itália.
A história da dos calçados Malusá começa no final do século XIX, na Itália, quando nonno Francesco revela ao pai que gostaria de ser sapateiro. Com a instabilidade política da região, a família muda para o Brasil e, finalmente, o patriarca consegue colocar os planos em ação.
Na década de 1920, a família começa a fabricar os primeiros pares de calçado, em Piracicaba. Os filhos levam o negócio adiante, até que em 1960, Hélio Malusá abre seu próprio negócio, uma loja para consertar sapatos. Em 1967, Carlos, filho de Hélio e neto de Francesco, então com 11 anos, começa a trabalhar com o pai, como engraxate.
Dez anos mais tarde, Hélio inaugura uma fábrica de sapatos feitos sob medida. Carlos Malusá conta que o pai ainda desejava abrir uma loja. “Em 1981, também começamos a vender calçados de varejo”, conta. Já em 1996, os irmãos de Carlos desfizeram a sociedade e venderam suas partes a ele, que assumiu a loja com a nova sócia, Ivana.
Atualmente, a Malusá trabalha com calçados femininos, masculinos e infantis, artigos esportivos, bolsas, cintos, malas e carteiras. “Temos produtos para crianças até idosos. Trabalhamos com marcas conhecidas de preços comerciais, como Bottero, Piccadilly, West Coast, Democrata, entre outros”, conta Ivana.
A Malusá Calçados é uma das poucas lojas que ainda continua fabricando sapatos sob medida. “Há muitas pessoas com pés fora do padrão, finos demais ou com peito do pé alto e, por isso, não encontram um calçado adequado. A solução é o sapato feito... e tem maior durabilidade e conforto do que os do varejo”, explica Carlos.
A loja também faz consertos de bolsas e cintos. Feliz com a profissão, o proprietário lembra que é o único empresário de Piracicaba no ramo de calçados da terceira geração.
Todo o conteúdo desta página foi fornecido à ACIPI pela empresa MALUSÁ CALÇADOS & CIA, portanto a ACIPI não se responsabiliza por ele.
Se você é proprietário desta empresa e deseja alterar esses dados, utilize a área do associado.